quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lymph Taping: uma nova abordagem no tratamento do linfedema.


     O Lymph Taping ou Taping linfático ou Linfotaping  é uma técnica que tem origem do Knesiotaping. Kenzo Kase, Quiroprata e Knesiólogo, desenvolveu a técnica na década de 70. Inicialmente se usava as bandagens elásticas em atletas com lesões musculares. Em 2006 foi lançado um livro específico sobre a aplicação do Taping no Sistema Linfático e iniciou alguns artigos sobre o tema.

Kinesio® Taping for Lymphoedema and Chronic Swelling
Autor: Dr. Kenzo Kase (autor do método), Kim Rock Stockheimer (CKTI)

A técnica consiste em realizar a aplicação do Taping (bandagem elástica de material e textura próxima a da nossa pele) para redução do edema. Existem várias formas de aplicação, que devem ser avaliadas por um Fisioterapeuta com esta formação. Ao aplicar o Linfotaping, a pele é elevada, havendo o tracionamento dos filamentos de ancoragem, permitindo a entrada do liquido intersticial para o linfático inicial. O material permanece por 3 ou 4 dias na pele, podendo tomar banho com a bandagem. Durante este período há um aumento da absorção da linfa (liquido que compõe o Sistema Linfático), otimizando a Drenagem Linfática e reduzindo o edema.
É importante ressaltar que o tratamento para linfedema consiste na Terapia Física Complexa - TFC ( em breve falarei mais sobre o tema), sendo o taping, uma opção para pacientes que não toleram os enfaixamentos compressivos (pelo calor ou alergias) ou para áreas de aplicação de difícil acesso (como edema em tórax).
Estas fotos, a seguir, são algumas das formas de aplicação que podemos fazer com o Linfotaping. Tenho usado com freqüência em meus pacientes, apresentando excelentes resultados na redução do edema.
Espero que tenham gostado do tema. Eu adoro!
Beijos
Rozane Pina.




quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A Drenagem Linfática Manual elimina gorduras? Mito ou Verdade?


A Técnica de Drenagem Linfática Manual (DLM) é conhecida desde 1892, quando Winiwater a descreveu, tomando como base os conhecimentos da época.  Muito tempo depois, em 1932, o dinamarquês Emil Vodder descreveu melhor o Sistema Linfático e apresentou a técnica em 1934, na França, em um Congresso de Estética. Acredita-se que, por este motivo, a DLM é muito lembrada na área de estética até os dias de hoje.

Esta breve introdução pode justificar a associação da DLM aos tratamentos estéticos. Já ouvi muito sobre o tema  DLM: "Drenagem Emagrece", Drenagem elimina gorduras", entre outras afirmativas que você, com certeza já ouviu. Para esclarecer estas questões, aqui vai uma breve descrição do Sistema Linfático (SL).

Nosso Sistema Linfático (SL) é disposto superficialmente e profundamente, ele é responsável pela absorção de líquidos excedentes do espaço intersticial. Em sua maior parte, o SL absorve água e proteínas de alto peso molecular. Este líquido se chama linfa e se apresenta como uma água fluida e transparente. Em parte do nosso SL profundo, na região abdominal,  é absorvido líquido proveniente do processo digestivo, denominado Cisterna do Quilo. Neste caso há absorção de gordura para o SL, tornando a linfa mais leitosa nesta área de absorção. Porém há absorção de gordura somente no SL profundo e na técnica de Drenagem Linfática Manual, nós alcançamos, somente, a rede linfática superficial. 
Drenagem Linfática Manual

Contudo a Drenagem Linfática Manual drena líquidos excedentes do espaço intersticial (rico em água, proteína de alto peso molecular e toxinas) e NÃO DRENA GORDURA! 
Sempre explico isso às minhas pacientes e a maioria não sabia dessa informação. Sempre quando falo sobre este assunto gera muitas discussões, pois muitos centros de estética afirmam que a DLM elimina gordura, mas como vocês podem ver, isto não é verdade.

A Drenagem Linfática Manual tem muitos benefícios, aqui vão alguns:

  • Melhora da nutrição celular: aumenta a captação de oxigênio pelos tecidos,
  • Atua no Sistema Nervoso Autônomo: ação calmante e analgésica pelo estímulo do Parassimpático,
  • Aumento do transporte da linfa: atuando na redução de edemas (inchaços).
Em breve falaremos mais sobre estes e outros benefícios da Drenagem Linfática Manual.
Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida é só perguntar.
Beijos e até a próxima.
Rozane Pina.



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A Drenagem Linfática na mídia!

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é muito vinculada na mídia. Isso é excelente para a divulgação da técnica, mas, em alguns casos, está sendo vinculada de forma equivocada. A seguir está um link do site do programa Bem Estar, na Rede Globo. Na reportagem, o Dr. José Bento, que eu gosto muito de suas reportagens, fala da técnica de Drenagem Linfática Manual para redução de toxinas e redução do inchaço. Legal, adorei esta parte, mas em dois tópicos faltou melhores e verdadeiras informações.
Tópico 1: O Sistema Linfático conduz o excesso de líquido para o coração, levando à grande circulação. Depois que há um aumento deste líquido, este excesso é eliminado através da urina.
Tópico 2: Durante a matéria, aparece uma moça realizando a técnica de forma ERRADA, pois a Drenagem Linfática Manual (DLM) NÃO USA ÓLEO OU OUTROS VEÍCULOS QUE PROMOVAM O DESLIZAMENTO DA MÃO SOBRE A PELE. A DLM é uma técnica de massagem rítmica, lenta e superficial que deve ser realizada no sentido do grupamento linfonodal mais próximo ou eleito pelo profissional conhecedor da anatomia e fisiologia do Sistema Linfático. Não deve haver deslizamento, a pele deve mover como na foto a seguir, para que haja a absorção do líquido intersticial para o linfático inicial.
Mostrarei em outras postagens como isto acontece.
Beijos!



http://g1.globo.com/bem-estar/videos/t/edicoes/v/drenagem-linfatica-ameniza-o-inchaco/2348399/